"Que as coisas continuem como antes, eis a catástrofe!" (Walter Benjamin)

“A cada experiência frustrada, recomeçam. Não encontraram a solução: a encontrarão. Jamais os assalta a idéia de que a solução não exista. Eis aí sua força” (José Carlos Mariátegui)


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Axel Honneth

Axel Honneth (Essen, 1949) é um filósofo e sociólogo alemão. Desde 2001, é diretor do Institut für Sozialforschung (Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt) da Universidade de Frankfurt (oficialmente, Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main, em português: Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt), instituição na qual surgiu a chamada Escola de Frankfurt. Também é professor de Filosofia Social na mesma universidade, desde 1996.
No campo da filosofia social e prática, o nome de Axel Honneth está ligado ao projeto de relançamento da tradição da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, através de uma teoria do reconhecimento recíproco, cujo programa está contido em seu livro Kampf um Anerkennung. Zur moralischen Grammatik sozialer Konflikte, de 1992, publicado no Brasil como Luta por reconhecimento - A Gramática Moral dos Conflitos Sociais, em 2003. Além de também ter publicado em português Sofrimento de indeterminação: Uma reatualização da filosofia do direito de Hegel, em 2007, contará em 2011 com a publicação de Reificação: Um estudo de teoria do reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário